Blog do Eduardo Costa Meu blog pessoal

5Nov/110

Sobrevivendo no Minecraft sem Carvão

Quando publiquei meu primeiro post sobre o Minecraft, não considerei a possibilidade de não encontrar carvão. É triste, mas acontece. Fui fazer um segundo tutorial usando um novo mundo, surpreendentemente não encontrei carvão nas redondezas e metade do dia passou (você sabe que é meio-dia pela música que toca).

O que fazer? Começar de novo? Não! Vamos improvisar.

Vamos considerar meu primeiro tutorial como base. Você vai seguindo-o e não encontra carvão fácil - só árvores e pedras. Troquemos a ordem dos tratores e começar do final - a parte que chamei de "receitas úteis". Comece depenando duas ou mais árvores, ao invés de uma. Só que você deverá deixar uns quatro blocos de madeira (Wood) sem transformar em tábuas. Agora, com sua picareta de madeira, escave oito blocos de pedra (Stone) e pegue os paralelepípedos (Cobblestone).

Com isso, você já pode escavar o "abrigo temporário". Não escave muito, pois ainda falta carvão para as tochas e, em Minecraft, medo de escuro é um hábito saudável.

Vamos então construir a fornalha (furnace). Coloque oito cobblestones, usando a crafting table, fazendo um "O":

Ela funciona similar a "crafting table", abrindo uma categoria de receitas chamada "smelting" (o nome literal em português seria "processo de redução"). Ponha o forno no chão e entre nele com o botão direito. Tem três áreas apenas: a de baixo é o combustível, a de cima é o item a "reduzir" e na direita fica o resultado. Coloque um bloco de madeira como combustível e um em cima. O resultado é carvão!

Usar blocos de madeira como combustível não é prático, pois duram pouco (cada bloco de madeira gera apenas UM carvão). Use o primeiro carvão que você fez para criar os próximos!

Nesse ponto, você já pode continuar com o tutorial, criando as tochas, depois o abrigo e seguir com sua vida cúbica!