Blog do Eduardo Costa Meu blog pessoal

5Nov/115

Construindo Janelas no Minecraft

Atendendo aos singelos pedidos dos fãs (quem dera), estou criando um tutorial sobre janelas no Minecraft. Na verdade, é um tutorial sobre buracos com vidros, pois ainda não existe uma "janela" propriamente dita (que nem existe a "porta").

Desde a versão 1.8beta, existem dois tipos de vidro: blocos de vidro (Glass) e painéis de vidro (Glass Pane). O primeiro é um bloco igual aos outros. O segundo "emenda" com seus vizinhos, formando caminhos, igual a Redstone ou a cerca (Fence). Veja a diferença visual entre os dois:

O bloco ocupa o espaço 1x1 completo, enquanto o painel é mais claro e apenas ocupa uma "linha" do bloco. Veja o que acontece com o painel quando o bloco de pedra do lado é removido:

Tem um Creeper posando para a foto. Repare que o painel ficou com metade do tamanho original. No dia cúbico seguinte, depois que o verdão abriu uma área enorme para mim, fiz a janela de vidro virar uma parede:

Repare que o painel pode fazer "curvas" (zigue-zague, na verdade). Chega de reparar nas coisas, vamos à receita!

Primeiro, você precisa de uma fornalha (veja aqui como fazer uma), carvão e areia. Areia você obtém escavando os blocos de cor creme:

Basta usar a fornalha e o carvão para "cozinhar" blocos de vidro:

Os blocos são usados que nem outros blocos, mas também podem ser matéria-prima para os painéis:

Quem é bom em matemática reparou que os painéis são mais rentáveis, pois seis blocos de areia geram seis blocos e vidro ou dezesseis painéis. Como tudo na vida, tem que haver uma desvantagem. Não funcionam na horizontal (tetos de vidro, só com blocos). Você precisa tomar mais cuidado com os painéis: uma árvore ao crescer "remove" os painéis que estiverem no caminho. Os monstros conseguem te atacar se o painel não estiver completo: o tal Creeper explodiu por uma fresta que deixei para testar), aranhas podem passar se você deixar um buraco no meio de dois painéis, esqueletos te perfuram com as flechas, etc. E outros exemplos devem existir.

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. A primeira coisa que eu pensei quando vi o título foi “janelas? tipo, como as do Windows??”…

    :-) Ficou muito bom, a propósito, hehe…

  2. Muito obrigada pela ajuda, estava procurando como fazer essa janela de vidro.
    Eu ri do Creeper :D

  3. valeu me ajudo muito faleu=D

  4. Obrigado pela informação, irei agora mesmo criar minha janela!

  5. Muito bom, você ajudou muito. “Tem um creeper posando pra foto” Eu ri litros nessa parte kkkk.


Leave a comment

(required)


*

Sem trackbacks