Blog do Eduardo Costa Meu blog pessoal

12Ago/111

Inovação e mercado

Na minha opinião, inovação e mercado são conceitos opostos. Não tem como ser inovador seguindo o mercado. O mercado não inova. Veja Steve Jobs e sua maior criação: a Apple. Ele não briga tentando inovar em mercados competitivos. A Apple cria novos mercados. Até hoje ainda não acredito que ele reinventou o mercado de MP3 Players com o iPod ou que ele tenha criado o mercado de tablets com o iPad (cá entre nós, adoro meu iPad 2, mas ele é somente um iPhone gigante).

Filosofando com meus amigos Nelson e Flávio sobre mercado, encontrei a metáfora perfeita para comprovar. Nos Simpsons, acho que na 14ª temporada, episódio 5 ("Helter Shelter"), tem uma reunião dos executivos de uma emissora de TV, na qual um deles falou: "precisamos inovar! Vamos ver o que está passando nos outros canais!" E todos sacam suas TVs portáteis e começam a ver a concorrência. Hilário pensar que dá para uma Globo inovar copiando o SBT ou vice-versa.

Agora, compare essa cena com uma reunião entre gerente, líderes, peões e consultores, no qual o gerente começa a reunião dizendo: "precisamos inovar! O que o mercado usa para resolver meu problema?". Reparou a contradição?

Não dá para dizer que o SBT inova quando quase todos os programas são comprados de outras emissoras. A menos, claro, considerando que o mercado de TV no Brasil tem uma redoma na qual ninguém sabe o que acontece no resto do mundo (algo parecido com a tecnologia anos atrás).

Se você trabalha com informática, não dá para inovar usando Eclipse do jeito que todo mundo usa, programando Java como todo mundo. Tem que ver o que o NetBeans ou o JDeveloper tem a oferecer, usando Ruby, GWT, Scala, Vaadin, Wicket ou JDO, experimentando com misturas exóticas (ex: Rails de interface, Scala na camada de negócios, BigTables na base).

A moral da história? O mercado segue os inovadores. Se você precisa usar o que o mercado usa, significa que está na lanterna.

Comentários (1) Trackbacks (1)
  1. Olá Edu.

    Nós já tínhamos conversado sobre isso várias vezes e você já tinha me falado sobre esse post. Só hoje eu li na íntegra. Minha conclusão: Foi um direto nos fígados dos Chefes de Cabelos Pontudos que existem por aí … no mercado!! hehe


Leave a comment

(required)


*