Blog do Eduardo Costa Meu blog pessoal

26Abr/110

Transformando YouTube (FLC) em iMovie (MP4)

Se você procurar na Internet, vai geralmente encontrar links underground, muitos softwares pagos, quantidades vastas de malware, mas nada realmente prático para transformar FLC em MP4. Tentando achar uma solução "Mac", encontrei uma que pode funcionar também no Windows ou Linux.

Historinha: usando o iDVD do Mac, pensei em converter alguns vídeos de dança do ventre para um DVD para minha esposa. Primeiro problema: como baixar os vídeos do YouTube?

No Firefox, tem muito plugin para isso. No Safari, tem um jeito bem malicioso e sem plugins. Basta abrir o vídeo no YouTube, abrir a tela de "Activity" (menu Window), procurar o vídeo desejado na lista - basta procurar o único arquivo com mais de 1MB, selecionar o ditocujo, pressionar Cmd-C, abrir a tela de "Downloads" (menu Window novamente) e fazer Cmd-V. Pronto! O download do vídeo começa.

Existem duas possibilidades a partir daí. O vídeo já está em MP4 e basta abrir no QuickTime, no iMovie ou no iDVD, ou está em FLV. Se estiver em FLV, o problema começa. Mais uma lista infindável de ferramentas underground se você procurar no Google.

Recomendo duas soluções sensacionais: você pode instalar o Perian, um conjunto de codecs opensource para Mac, e/ou você pode instalar o VLC, um sensacional player também opensource que só não faz café.

Essa segunda opção vale para Windows e Linux, pois o VLC é muitiplataforma. Aliás, um parêntese: esse VideoLAN está muito bem integrado ao Mac. Nem parece software vindo de outra plataforma.

Com o Perian, qualquer software Apple que visualiza filmes (QuickTime, iDVD, etc) passa a reconhecer FLV e mais alguns formatos. Entretanto, o iMovie não (por ser uma plataforma de edição).

Com o VLC, você consegue ver os FLVs sem problema algum, com um pequeno extra: você pode usar a exportação dele para gerar um MP4. Ah, mas, ao contrário de outros encoders que fazem um trabalho pesado de conversão, o VLC tem a opção de fazer a cópia dos streams de audio e video do FLV para MP4 direto (uma vez que o codec é compatível). Basta ir em "File > Stream/Transcoding Wizard > Transcode/Save to file", selecionar o(s) arquivo(s), não marcar nada em "transcoding" (esse é o truque para uma cópia rápida), selecionar o formato MP4 e o diretório destino. Em instantes, o vídeo está pronto. Com esse MP4, basta usar em qualquer software Apple. Não testei no iPod, mas deveria funcionar também.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

(required)


*

Sem trackbacks