Dashboards ao resgate!
Agora que o CEO/VP/diretor/etc deseja saber como está a empresa, ele necessitará filtrar, condensar e agrupar todos os dados e informações disponíveis para auxiliar nas tomadas de decisão (ou para satisfazer a sede de dados dos acionistas).
Uma técnica muito comum atualmente é criar um dashboard. Em termos simples, funciona como o painel de instrumentos de um carro: um conjunto agrupado de instrumentos que informam o estado atual da máquina (seja seu automóvel ou sua empresa).
Ao fazer um benchmarking, encontrei um tutorial muito interessante sobre como "planejar" um dashboard. Embora o foco seja para uma ferramenta específica, o processo ilustrado é genérico suficiente:
- Escolher os dados que serão visualizados;
- Escolher o layout;
- "Implementar" a busca dos dados;
- "Implementar" o layout;
- Unir dados e layout;
- Planejar a interatividade;
- Escolher os dados interativos;
- Implementar a interatividade;
- Enjoy the result
Leitura interessante também encontra-se no Dashboard Spy. Embora tenha muitos posts sobre "variedades", pode-se extrair informações úteis em boa parte do material deles. Encontrei, por exemplo, o tutorial do anychart mencionado acima e o blog do autor do livro Web Analytics.
Em um post, Avinash, o autor do livro - e do blog, fala sobre dashboards poluídos, cuja única serventia é mostrar que o desenvolvedor (normalmente um consultor) é mestre "nono dan" da arte dos gráficos em Excel. Afinal, para que um dashboard se o usuário não pode extrair facilmente algo útil?